Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

14/06/2010

Agroecologia ao alcance da comunidade

Dar continuidade no apoio à produção de alimentos saudáveis, proporcionar qualidade de vida e geração de renda aos agricultores do litoral norte do Rio Grande do Sul. A ONG ANAMA planta mais sementes dessa construção coletiva nos municípios de Maquiné, Osório e Terra de Areia com a Abertura do Projeto Agricultura Familiar e Agroecolgia, financiado pelo programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobrás.

Durante o próximo ano será possível incrementar a relação com a comunidade, promovendo ações que fortaleçam a produção, o processamento, a comercialização e consumo dos produtos locais. Muitos trabalhadores rurais anseiam por soluções ecológicas em seus lotes, com aplicação de técnicas para substituir o uso de insumos químicos nas lavouras e deixar os produtos coloniais mais saborosos - demanda que, se atendida com êxito, beneficiaria toda a população e reduziria impactos no meio ambiente.

 

Confraternização
A equipe do projeto recebeu cerca de 40 convidados no salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maquiné, no dia 07 de junho. Foram apresentadas as linhas gerais do projeto, com indicação dos tipos de atividades previstas. Logo em seguida, ocorreu um debate entre agricultores, pescadores e representantes de sindicatos, prefeituras, escolas e órgãos públicos sobre como podem "se enxergar" entre participantes e parceiros.



"A agroecologia ainda é um tema que merece ser abordado com maior profundidade e de forma mais clara junto aos diferentes grupos, desmistificando entendimentos. Foi importante o momento para um esclarecimento coletivo da metodologia proposta, trabalhando na resolução de dúvidas, incorporando sugestões e apreciando demandas do público participante. Neste sentido, cumpre-se uma etapa do sistema previsto para o monitoramento do projeto", avalia coordenador Gustavo Matins.

 

Várias propostas surgiram e serão analisadas pela equipe, com destaque para o interesse do Conselho de Alimentação Escolar de Osório, já que existe uma preocupação do Projeto com a educação do consumidor para a escolha ativa de bons alimentos, provenientes da agricultura familiar ecológica, principalmente na aquisição da merenda escolar.

Reconhecimento
O edital público do Programa de Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras é de 2007, mas só neste ano os recursos foram disponibilizados. Após 5 etapas de seleção, dos 6.485 projetos inscritos, 72 foram selecionados em todo o Brasil.

 

Editado por Coletivo Catarse

 

 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio