Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

03/03/2011

Com potencial para incrementar desenvolvimento local, agroindústrias familiares emperram em dificuldades burocráticas

Seminário Regional de Agroindústrias Familiares e Alimentação Escolar
do Litoral Norte do Rio Grande do Sul
29/março/2011 - terça-feira
das 8h30 às 17h30
Câmara de Vereadores de Osório

A viabilidade dos empreendimentos de agroindústrias familiares encontra uma série de dificuldades de ordem fiscal, ambiental e sanitária, pois a legislação não está adequada aos contextos da agricultura familiar (empreendimentos de pequena escala, com poucos recursos financeiros, administrativos e de logística). Apesar das dificuldades, a criatividade das famílias rurais e de entidades de apoio tem demonstrado que as agroindústrias podem significar formas de permanência do jovem e de vitalidade no meio rural, dinamizando e diversificando as produções das famílias, aumentando sua autonomia e contribuindo para o desenvolvimento de um modo geral.

Com a intenção de formar um espaço de diálogo entre os diferentes agentes envolvidos nessa cadeia produtiva tão importante, acontece, no dia 29 de março, o Seminário Regional de Agroindústrias Familiares e Alimentação Escolar do Litoral Norte do RS, promovido pela ONG Ação Nascente Maquiné – ANAMA com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Osório, Emater, COOPVIVA e Associação IÇARA, a partir das 8:30h, na Câmara de Vereadores de Osório. O evento tem o objetivo de buscar alternativas para superar dificuldades e gerar linhas de ação que promovam a qualificação das políticas voltadas ao tema, ao aproximar agricultores, técnicos e gestores relacionados às agroindústrias familiares, bem como diretoras, nutricionistas e gestores da Alimentação Escolar, importante público consumidor destes alimentos.

Desde junho de 2009, com a aprovação da lei 11.947, a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar para a Alimentação Escolar tornou-se obrigatória, em no mínimo 30% dos recursos repassados pelo governo federal. A mesma lei também determina a compra de alimentos saudáveis, na sua maioria frescos, de origem local/regional e preferencialmente orgânicos.

As agroindústrias familiares trabalham com ingredientes frescos, mão-de-obra familiar, baixo uso de aditivos químicos, e com um saber-fazer ligado ao processamento de alimentos herdado de gerações. Neste contexto, produzem alimentos em menor escala, saudáveis e com características culturais que em muito os diferenciam das grandes indústrias alimentícias e que os tornam muito adequados para a Alimentação Escolar. Participe!

Inscrições no site www.onganama.org.br e maiores informações: seminarioagroindustria@hotmail.com ou (51) 36281415 – escritório ONG Anama.

Editado por Coletivo Catarse

 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio