Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

27/06/2016

Projeto Taramandahy - FASE II

Lançado livro Qualidade das Águas da Bacia do Rio Tramandaí

Na reunião mensal de maio/2016 do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, foi lançado o livro "Qualidade da Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí". Neste momento, cada entidade membro do Comitê recebeu 2 exemplares da obra.

 

A publicação traz dados primários sobre mais de 30 parâmetros monitorados em 14 pontos da bacia do rio Tramandaí, incluindo cabeceiras dos rios Maquiné e Três Forquilhas e 10 lagoas costeiras, além de mapas de uso da terra na bacia, destacando os principais usos e pressões antrópicas em cada ponto e relacionando as atividades humanas com seus reflexos na água. O livro foi produzido no âmbito do Projeto Taramandahy Fase II, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental e realizado pela ong Anama. Para este livro, a parceria com o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (CECLIMAR), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi fundamental, ao realizar as coletas e análises de laboratório. Desta maneira, o Programa Petrobras Socioambiental colabora sobremaneira para o fortalecimento da gestão dos recursos hídricos, apoiando o desenvolvimento de instrumentos de avaliação da qualidade da água e disponibilizando dados inéditos para o Comitê da Bacia do Rio Tramandaí.

 

 

 

Os autores:

 

Dilton de Castro - ecólogo, membro da Anama, coordenador geral do Projeto Taramandahy Fase II e coordenador adjunto do Fórum Gaúcho de Comitês do RS

 

Cacinele Rocha - química do Ceclimar e doutoranda em Oceanografia Física, Química e Geológica pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Representante no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí.

 

 

Para saber mais, clique aqui e baixe a obra em pdf.

 


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

anamamaquine@gmail.com
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio