Agricultores conhecem produção agroecológica em Santa Catarina
Agricultores e técnicos dos municípios de Maquiné, Terra de Areia, Itati e Três Forquilhas conheceram de perto diversas propriedades agroecológicas no planalto catarinense, nos dia 05 e 06 de abril. A visita de intercâmbio foi promovida pela Ong ANAMA, através do projeto Agricultura familiar e Agroecologia: qualidade de vida e geração de renda no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, patrocinado pela Petrobras.
Conforme a coordenadora do projeto, Mariana Ramos, esta e mais cinco visitas realizadas pelo projeto anteriormente em outras regiões vem trazendo bons resultados e estímulos aos produtores locais. “Ao observar a experiênica de famílias com uma longa caminhada na agroecologia, traz ao agricultor aprendizados e incentivos para a adoção de novas práticas”.
Roteiro agroecológico - O grupo de 35 pessoas viajou para Lages, Anita Garibaldi e depois para Urubici e Alfredo Wagner, onde visitaram o cultivo de hortaliças da família Andrade que faz parte da AFAE, a associação de agroecologistas da região. Em seu depoimento, Fabiano de Andrade destacou a importância da união dos agricultores para acessar o mercado.
Já em Lages, conheceram a organização e a forma de comercialização da Cooperativa Ecológica dos Agricultores, Artesãos e Consumidores da Região Serrana (Ecoserra). Em Anita Garibaldi, conheceram a experiência da associação da Vila Petry. No município de Urubici, tiveram a oportunidade de conhecer a agroindústria do grupo de mulheres Sabor da Roça.
Experiência de vida - Durante a viagem, os agricultores do litoral norte gaúcho interagiram intensamente e aproveitaram a oportunidade para vivenciar o dia a dia dos produtores agroecológicos, observar sua produção, ouvir seus depoimentos, aprender técnicas e ainda degustar as delícias da agroindústria familiar. De acordo com a avaliação dos participantes, as viagens de estudos trazem muitos aprendizados e motivações, além de mostrar a importância do trabalho em grupo. “Vimos que a união entre os agricultores, através de associações e cooperativas é fundamental para a viabilidade da produção e traz mais facilidades ao produtor agroecológico”, destacaram.
Assessoria de Imprensa Anama
18/04/2011
:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS
|