15/12/2011
Projeto Taramandahy participa de oficina sobre gestão de recursos hídricos
A Oficina de Avaliação da Gestão de Recursos Hídricos no Rio Grande do Sul, promovida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) em parceria com a Agência Nacional das Águas (ANA), ocorreu nos dias 7 e 8 de dezembro em Porto Alegre. O objetivo do encontro foi reconhecer o estágio atual de implementação da gestão de recursos hídricos no RS, avaliar as dificuldades e desafios, contemplando aspectos técnicos e institucionais, além de elaborar propostas de ações para a gestão das águas.
Estiveram presentes, o coordenador técnico Dr. Ricardo Mello e o Sr. Tiago Lucas Correa, secretário executivo do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, ambos representando o Projeto Taramandahy, executado pela ONG ANAMA, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.
Após dois dias de avaliações e diagnósticos, a ANA se propôs a auxiliar no treinamento da equipe do Departamento de Recursos Hídricos (DRH/SEMA). O DRH, por sua vez, solicitará abertura de concurso para novos servidores, pois, conforme foi esclarecido no encontro, o Departamento não consegue atender a demanda para a concessão de outorgas de usos da água e determinar o balanço hídrico do estado. Os técnicos da ANA esclareceram que a maioria das dificuldades da implementação do sistema dos recursos hídricos advém das legislações ambiental e hídrica que não são integradas.
Durante o encontro, os participantes realizaram o diagnóstico das regiões hidrográficas do Estado, definindo prioridades de ação. Conforme o secretário executivo do Comitê do Tramandaí, Tiago Correa, entre as prioridades está a realização da Fase C do plano da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, que trata da definição das ações necessárias para atingir o enquadramento proposto para os recursos hídricos da bacia.
Assessoria de imprensa ANAMA
:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS
|