Anama participa da 9ª Feira da Biodiversidade de Três Cachoeiras
Há nove anos acontece a Feira da Biodiversidade no município de Três Cachoeiras para mostrar os saberes e a riqueza da biodiversidade na agricultura familiar do litoral norte, proporcionando encontros entre grupos, técnicos, lideranças políticas, professores, estudantes, agricultores e a comunidade. Nessa edição, também ocorreram a 2ª Feira da Economia Solidária e o 2º Encontro Regional da Agricultura Ecológica, com diversos debates e palestras. Um dos destaques foi a apresentação da história dos 20 anos da Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres (ACERT), com depoimentos dos próprios associados.

Feira interativa - Entre as 24 bancas da feira, estava presente a ONG Ação Nascente Maquiné (ANAMA) que atraiu um grande público, devido às dinâmicas de percepção sensorial. Curiosas com a atividade, coordenada por Mariana e Valéria, as crianças colocavam a mão dentro de uma caixa de percepção tátil, e tentavam adivinhar qual era a fruta ou a hortaliça. Na dinâmica de percepção olfativa, foram usados copos plásticos tampados, com furinhos, onde a pessoa ao cheirar, tentava descobrir qual alimento representava o aroma. Na atividade de percepção visual, era preciso descobrir entre diversas embalagens de alimentos, quais eram transgênicos (identificados com o símbolo “T” no rótulo). “Alguns se surpreenderam, quando souberam que os alimentos como a maizena, a arrozina e alguns óleos de soja possuem transgênicos na sua composição”, destacou Valéria Bastos, pedagoga integrante da ANAMA.
No estande, também foram distribuídos materiais educativos que a ANAMA vem desenvolvendo, como folders, boletins informativos e a cartilha sobre alimentação escolar saudável.
Para participarem da feira, a ANAMA levou as produtoras Maria e Vilma do Grupo de Mulheres da Farmacinha Caseira da Solidão, de Maquiné. Elas fizeram exposição de fitoterápicos e cosméticos naturais, além de mudas nativas. (No grupo, também estavam Rafael e Ricardo representando a Associação IÇARA, e Lidiane do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica (DESMA/PGDR/UFRGS). Assim, o grupo integrou-se no mosaico de cores, aromas e sabores da feira, que se somou aos diversos artesanatos, sementes crioulas, hortaliças, frutas nativas, mudas e produtos caseiros processados.

O evento, organizado pelo Centro Ecológico e o Movimento de Mulheres Camponesas e das Trabalhadoras Urbanas - MMC /MMTU, aconteceu nos dias 7 e 8 de junho, com o apoio da Prefeitura Municipal de Três Cachoeiras; Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA); Ministério do Meio Ambiente, da Acert, Coopet - Cooperativa dos Consumidores de Produtos Ecológicos de Três Cachoeiras, entre outros.
Assessoria de Imprensa Anama
:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS
|