07/11/2011
Professores participam de qualificação em educação ambiental
O III Curso de Educação Ambiental do Litoral Norte reuniu cerca de 50 professores e profissionais que desenvolvem ações na área socioambiental e que quiseram se aperfeiçoar na implementação e na elaboração de projetos. A formação de 40h aconteceu, durante três sábados, no mês de outubro e novembro, na Escola Municipal Profª Iracema Vizzotto, em Capão da Canoa. “Somos agora multiplicadores”, garantiu a professora Maria Elizete Aguilar na avaliação final do curso.
A atividade faz parte do projeto Taramandahy: gestão integrada dos recursos hídricos da bacia do Rio Tramandaí, realizado pela Ong Ação Nascente Maquiné (ANAMA), com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental e a parceria do Comitê do Tramandaí e da 11ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado.
O curso foi finalizado no dia 05/11, com a apresentação de 11 projetos que serão realizados nos municípios de Capão da Canoa, Xangri-Lá, Rondinha, Dom Pedro de Alcântara, Imbé e Osório. As principais temáticas na maioria dos projetos, abrangeram a revitalização dos espaços escolares, através de hortas, jardinagem, plantas aromáticas, plantio de árvores nativas e viveiros, além do reaproveitamento de materiais recicláveis e da alimentação saudável, contando com o envolvimento da comunidade, professores, pais e alunos na realização dessas ações. De acordo com a coordenadora do curso, Juliana Hogetop, são propostas práticas e simples de serem efetivadas. “Queremos levar para o Rio+20 e para o Fórum Regional de EA as experiências dos projetos que estão sendo implementados”.
Para fechar o encontro, o professor Fabiano Marques apresentou a sua experiência de 11 anos de trabalho em educação ambiental, com enfoque na zona costeira, nos balneários de Mariápolis e Atlântida Sul (município de Osório). O educador ambiental leva um público diverso a conhecer a flora e a fauna na costa litorânea e a estudar os impactos ao meio. “Só vai cuidar do ambiente quem se sentir parte dele”, afirma.
Os detalhes dos projetos podem ser encontrados no site: www.onganama.org.br e através do email: educacaoambientalln@gmail.com
Assessoria de imprensa ANAMA
Simone Moro
Imprensa.prisma@gmail.com
:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS
|