10/11/2011
Oficina ensina a multiplicar enxames de abelhas nativas
No município de Maquiné, a ONG Ação Nascente Maquiné (ANAMA) em parceria com a Associação Papa-Mel, de Rolante, vem realizando, durante o ano de 2011, oficinas mensais sobre o manejo de abelhas sem ferrão. A atividade faz parte do projeto Recuperação de Áreas Degradadas na sub-bacia do rio Maquiné, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.
No primeiro sábado de cada mês, os interessados podem observar o desenvolvimento das colônias de jataí, manduri, tubuna, mirim e guaraipo, alimentá-las, multiplicar os ninhos, entre outras práticas que são orientadas pelo meliponicultor Gentil José Paulo da Silva e da bióloga Mariana Francisca Muniz.
No encontro do dia 05/11, foi realizada a multiplicação de 14 enxames. “Agora é a época ideal de reproduzir as colméias, pois na primavera aumenta a floração e o calor”, observa Mariana. Com essa atividade, aumentou para 90, o número de caixas de abelhas nativas na área demonstrativa do projeto, localizada na Fepagro. Aqueles que participaram da capacitação desde o início do ano, vão receber uma caixa com enxame, como incentivo para dar continuidade à produção. A distribuição será feita na próxima oficina, no primeiro sábado de dezembro.
Saiba mais - As abelhas sem ferrão auxiliam na preservação e recuperação da vegetação nativa, através da polinização. A atividade, chamada de meliponicultura, além de produzir um alimento de elevado nível nutricional, possibilita retorno financeiro garantido.
Assessoria de Imprensa ANAMA
Simone Moro
simoneprisma@gmail.com
:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS
|