22/11/2011
Comunidades rurais de Itati apostam no turismo rural
Interessados em criar uma nova alternativa de renda e trazer maior valorização do trabalho agrícola, agricultores e comunidades rurais de Itati e Maquiné estão organizando uma associação de turismo rural. Desde o início do ano, um grupo está participando dos cursos do Senar-RS e qualificando suas propriedades para receber turistas que querem conhecer as belezas naturais da região e que gostam de vivências em ambiente rural. “Queremos que os nossos filhos permaneçam aqui no interior e essa é uma forma deles participarem para darem continuidade ao nosso trabalho”, enfatiza o agricultor Rogério Martins. Com visão empreendedora, os agricultores também acreditam que o turismo vai trazer mais desenvolvimento ao município.
Em busca de parcerias para desenvolver o projeto, aconteceu uma reunião no dia 18 de novembro, na propriedade do agricultor Telmo Witt, em Itati, onde reuniram-se representantes da da ONG Ação Nascente Maquiné (ANAMA), do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS), o Instituto de Pesquisas Ambientais Mater Natura, da Cooperativa de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (Coomafitt) e da agência de ecoturismo Caminhos de Cima da Serra. A proposta é criar uma rota turística diferenciada que abranja três ambientes naturais - o litoral, a mata atlântica e os campos de cima da serra, envolvendo inúmeros municípios.
Para isso, a Mater Nutura, de Curitiba, que há 25 anos desenvolve projetos na área ambiental, está organizando encontros com os interessados, conhecendo os atrativos turísticos potenciais e agregando parceiros para implementar a rota. A técnica em educação ambiental da instituição, Regina Peres, explicou que o objetivo é incentivar o desenvolvimento do turismo rural sustentável em torno das unidades de conservação, agregando renda e preservação.
A ONG ANAMA também dará apoio ao grupo de agricultores, pois muitos deles já recebem assistência e capacitação em manejo agroecológico pelos técnicos da ONG. Conforme o engenheiro agrônomo da ANAMA, Gustavo Martins, essa iniciativa irá fortalecer a produção agroecológica desenvolvida na região.
A maioria dos encontros acontece em São Francisco de Paula, onde se reunem os parceiros de outros municípios interessados, além de Itati e Maquiné.
Assessoria de Imprensa ANAMA
Simone Moro
imprensa.prisma@gmail.com
:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS
|