01/10/2011
Banco de Sementes de Adubos Verdes será implantado no Litoral Norte
Mucuna Preta
Nos dias 29 e 30 de agosto, aconteceu a reunião técnica sobre o Programa BANCOS COMUNITÁRIOS DE SEMENTES DE ADUBOS VERDES na sede da Delegacia Regional do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA do RS). Uma das ações, encaminhadas durante a reunião, foi a destinação de lotes de sementes para multiplicação em experiências articuladas pela ANAMA, EMATER, Prefeituras de Porto Alegre e Tenente Portela.
Estavam presentes, representantes das Prefeituras Municipais de Porto Alegre e de Tenente Portela, da FEPAGRO, EMBRAPA, Emater, ANAMA e de técnicos do MAPA. Durante o encontro, foram apresentados relatos de experiências e uma proposta de agenda de trabalho. Também aconteceu uma visita às áreas de manejo de adubação verde, assessoradas pela ANAMA nos municípios de Osório, Maquiné e Terra de Arreia. As áreas selecionadas receberão lotes de sementes para serem multiplicadas.
Esta sendo organizada uma nova reunião técnica para a primeira quinzena de novembro deste ano, com objetivo de ampliar a participação de organizações e agricultores. Além disso, mais duas oficinas de formação na estruturação e gestão de bancos de sementes deverão ser realizadas entre março e maio de 2012.
Entenda melhor - Os adubos verdes são uma alternativa tecnológica para agricultura. As diferentes espécies de plantas, consideradas como adubos verdes, têm grande potencial para a recuperação de áreas degradas e para a manutenção produtiva dos sistemas de cultivo. O uso de espécies, adequadas aos sistemas, promovem a recuperação dos solos, através da descompactação, aumento da atividade biológica, restauração da fertilidade dos solos, entre outros benefícios. Neste sentido, o público alvo do Programa Bancos Comunitários são agricultores familiares que produzam em sistemas orgânicos, que estejam ou tenham potencial para a transição agroecológica.
Feijão Gandu
:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS
|