18/10/2011
CTG de Maquiné quer recuperar margem do rio
Antes que as enchentes carreguem mais terras da área, onde acontecem os rodeios, o CTG Devotos da Tradição procurou a ONG ANAMA para a realização de plantios de mudas ao longo das margens da propriedade. A ação aconteceu em junho deste ano e teve o acompanhamento do patrão do CTG, Geraldo Dariva.
O local foi cercado para evitar o acesso de cavalos e o trânsito de pessoas, protegendo as 1.500 mudas plantadas. O trabalho foi coordenado pelo biólogo Gabriel Poester da ANAMA que está fazendo o monitoramento da área. “As condições observadas no local, como o desmoronamento de terras, demonstram a urgência em recuperar as margens do rio”. Poester estima que na última enchente há um mês, as águas retiraram aproximadamente dois metros daquele trecho da margem, levando embora inclusive algumas árvores.
O plantio foi realizado em formato de ilhas com grande diversidade de espécies e pouco espaçamento entre elas. Em cada ilha de 4 metros de diâmetro foram introduzidas 13 espécies, como ingá, fedegoso, cedro, embiruçú, guajuvira, entre outras. Conforme explica Poester, esta é o melhor método para proteger as mudas e acelerar o crescimento, pois imita o processo de recuperação natural da floresta.
A ação faz parte do projeto Recuperação de Áreas Degradadas na sub-bacia do Rio Maquiné – patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.
Assessoria de Imprensa ANAMA
:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS
|