31/10/2012
Programa Petrobras Ambiental
Voluntários realizam simulação de resgate na mata de Maquiné
O Grupo Voluntário de Busca e Salvamento (GVBS) de Maquiné realizou treinamento de resgate e socorro a vítimas de acidente na mata, no dia 20 de outubro, no distrito da Barra do Ouro. A atividade complementa o curso de três módulos realizado pela Ação Nascente Maquiné em agosto e setembro, onde os participantes foram capacitados a operarem equipamentos de radioamador, atendimento de primeiros socorros e orientação cartográfica.
Na parte da manhã, houve recapitulação geral do curso, principalmente sobre o conteúdo para prestação do exame da ANATEL para radioamador. Muitos dos participantes querem obter o Certificado de Operador de Estação de Radioamador (COER), como Alexandre Vieira, que possui um sítio no Vale Encantado e quer fazer parte da rede de comunicação do município.
Após o almoço, os voluntários-socorristas colocaram em prática o aprendizado, numa simulação de resgate de turistas feridos no vale do Rio Ligeiro. Ao atender o chamado, feito através de equipamento de radioamador, a equipe se mobilizou, levando Kit de primeiros socorros, maca, mapas e GPS. Ao chegar ao local do acidente, primeiro foi avaliada a cena e logo verificado o nível de consciência, sinais vitais da vítima e imobilização da cervical. O grupo de salvamento avaliou também se havia grandes hemorragias, fraturas e então fizeram a remoção com êxito.
O GVBS está sendo estruturado no município para dar apoio à defesa civil em casos de emergência e garantir mais segurança aos turistas que circulam na região. Participam do grupo, moradores locais, sitiantes, gestores e guardas-parque de Unidades de Conservação da região, profissionais da SAMU de Osório, entre outros interessados.
A ação faz parte do projeto Taramandahy, realizado pela ANAMA, com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. De acordo com o coordenador geral do projeto, ecólogo Dilton de Castro, acontecerão outros treinamentos de socorro e resgate, pois é preciso formação continuada para garantir atendimento de qualidade às vítimas.
Mais informações pelo fone: 51-3628.1018
email: taramandahy@gmail.com
:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS
|