02/10/2013
Programa Agricultura Familiar e Agroecologia
Mulheres discutem rumos da agricultura ecológica no Litoral Norte do RS
Os limites e potencialidades da agricultura familiar de base ecológica foram os temas discutidos durante um encontro que reuniu agricultoras, ONGs e movimentos sociais com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural, dia 13 de agosto na Comunidade de Raposa, em Três Cachoeiras, Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
“A ideia é documentar a realidade de cada uma, ouvir sobre os programas públicos de apoio à agricultura familiar e colocar nossas perguntas”, resumiu a agrônoma Ana Luiza Meirelles.
Entre as principais dificuldades, as mulheres apontaram falta de mão de obra, logística, volume de produção que viabilize a comercialização e o acesso a tecnologias e linhas de crédito.
Questões relacionadas à legislação para comercializar produtos processados e regularização fundiária também são entraves à atividade agrícola.
“O meio rural está se esvaziando de mulheres. Das mulheres que estão na agricultura poucas se dedicam a produzir” analisou a agricultora Elci da Paz Scheffer, a partir da observação que muitas até moram na roça, mas preferem gerar renda por meio de outras atividades nos centros urbanos mais próximos, especialmente no verão.
O que dá certo
Como exemplo do que pode dar certo, a agricultora citou o trabalho da Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres (Acert), que há 23 anos comercializa de forma coletiva a produção de aproximadamente 30 famílias da região.
Programas de incentivo à agricultura familiar
Catia Bauer, do Movimento de Mulheres Camponesas, apresentou o Programa Camponês, um projeto piloto de financiamento proposto pela Via Campesina para incentivar desde a produção até a logística de distribuição e comercialização. Parte dos recursos é do BNDES e parte do Governo do RS.
Lecian Conrad, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, falou sobre as possibilidades de acesso da agricultura familiar ao mercado institucional.
No final do encontro, as mulheres redigiram a Carta do Encontro de Mulheres do Litoral.
O Encontro de Mulheres do Litoral, realizado pela ONG Centro Ecológico e Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) contou com a participação da ong ANAMA e de entidades e agricultoras de Maquiné, Três Forquilhas, Morrinhos do Sul, Torres, Três Cachoeiras e Porto Alegre.
:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS
|