14/05/2014
Projeto Taramandahy - FASE II
Escola pública de Maquiné é contemplada com Programa de Educação Ambiental do Taramandahy
Valéria Bastos e Juliano Riciardi apresentam Programa de Educação Ambiental na Escola
No final de abril e início de maio, a Equipe de Educação Ambiental do Projeto Taramandahy - Fase II, apresentou a proposta do Programa de Educação Ambiental na Escola Estadual de Educação Básica Lourenço Leon Von Langendonck, de Maquiné. Nas ocasiões, professores, funcionários e alunos da escola reuniram-se com a educadora ambiental responsável pelo Programa, Valéria Bastos e com o arte-educador Juliano de Paiva Riciardi, o qual possui larga experiência em implantação de projetos de permacultura em redes públicas de ensino.
A ideia, conforme observou Riciardi, é transformar a escola para melhor, equipando-a com minhocários, composteiras, horta em espiral, coleta de água, sala de aula ao ar livre etc., a partir da formação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM-VIDA), desenvolvidas com princípios da permacultura: “Esta, é um sistema de design (desenho + projeto + execução) inspirado na natureza e fundado em ética e princípios ecológicos, que pode ser usado para guiar as pessoas, suas casas e a comunidade. Vai muito além da sustentabilidade”, esclareceu aos presentes.
Além da organização e formação da COM-VIDA, o Programa prevê encontros entre alunos e seus familiares, professores e funcionários com oficinas de ecoalfabetização, ecodesign, sustentabilidade, culinária e agroecologia, sistematização das águas cinzas (das pias e chuveiros), entre outros. Será desenvolvido também, um sistema de autogestão das ações, para sua continuidade e permanência na escola.
Arte-educador Juliano Riciardi
As quatro etapas de desenvolvimento a serem realizadas, considerarão: gestão, currículo e espaço sustentável, além da avaliação e monitoramento e utilizarão o método de design de permacultura, através de análise dos recursos da escola (naturais, humanos, físicos, sociais e financeiros); análise dos elementos de um sistema de permacultura; setorização, com planejamento das energias renováveis externas - como sol, água da chuva, ventos, poluição etc.; planejamento de zoneamento; e planejamento por declive aplicado ao sistema.
A proposta deve contemplar mais uma escola da Região da Bacia do Tramandaí e faz parte das ações do Projeto Taramandahy – Fase II, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.
Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa
Jornalista MTB/RS: 15155
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