12/05/2014
Projeto Taramandahy - FASE II
Taramandahy capacita em técnicas de compostagem
Oficina de Bokashi
O Projeto Taramandahy – Fase II, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, prevê a realização de práticas sustentáveis para agricultura ecológica. Uma dessas práticas ocorreu dia 29 de abril, na propriedade do Sr. Luís Carlos da Silva Pizzolotto, na Linha Becker, em Terra de Areia, cuja plantação recebeu certificação orgânica, tendo apoio do Projeto.
Preparação de EM
A oficina de técnica de compostagem Bokashi e de preparação de EM (Microrganismos Eficazes) foi ministrada pelo técnico em agropecuária do Taramandahy, João Gustavo Goulart Rupp e pelo educador e professor estadual Evandro Mateus Moura. Nela, participaram alunos e professores da Escola Técnica Rural de Osório, além de agricultores cooperados da COOMAFITI (Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas) e da OPAC Litoral Norte (Organismo Participativo de Avaliação de Conformidade).
O Bokashi é um composto natural desenvolvido pelos japoneses na década de 1980 e utilizado para a agricultura orgânica. Sua adaptação é possível e definida pelos resíduos disponíveis na propriedade e pela cultura de plantio pretendida. No caso da propriedade do Sr. Luís, foi utilizado o farelo de trigo e o esterco bovino. Ele pretende usar o composto para uma futura produção de abacaxi orgânico.
A oficina ocorreu na propriedade de Luís Carlos e Cláudia
Um dos presentes, o professor da Escola Rural, Carlos Augusto Fontoura, conhecido como Prof. Carlão, ressaltou que na agroecologia não existe receita pronta. “Cada caso é um caso, o importante é trabalhar junto a mais pessoas, e não individualmente”.
Outras oficinas devem acontecer no decorrer do período de dois anos. Informações pelo fone (51) 3628.1018.
Anaiara Ventura – Assessoria de Imprensa
Jornalista. MTB/RS15155
:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS
|