24/02/2015
Projeto Taramandahy - FASE II
Chuva de Sementes de Juçara em voo livre já tem nova data
Em consequência da previsão de tempestade e dos ventos contrários no início do ano, a Chuva de Sementes de Juçara em Voo Livre foi cancelada e a nova data agendada para 28 de fevereiro, no mesmo local: rampa Nordeste da APA (Área de Proteção Ambiental) Morro da Borússia, em Osório – RS. O evento deve reunir esportistas, açaícultores e interessados em belas imagens e em aventurar-se, aproveitando os ventos para dispersar sementes da palmeira juçara (Euterpe edulis) e aumentar as possibilidades desta espécie na remanescente de Mata Atlântica. Na ocasião, também será comemorado os 30 anos do Anhangava Club de Voo Livre, parceiro da ação.
A Chuva de Sementes é uma proposta do Projeto Taramandahy – Fase II, desenvolvido pela Anama e visa chamar a atenção para a questão da palmeira, importante espécie para a preservação do bioma, porém, em processo de extinção. Geralmente, a extração do palmito da juçara no Rio Grande do Sul – na qual a árvore é cortada - se constitui em uma prática devastadora, já que é feito sem manejo sustentável. Nesse contexto, a parceria entre o Taramandahy – Fase II, a Rede Juçara e a Associação Içara de Maquiné dá ênfase a uma alternativa para seu uso, por meio do aproveitamento dos frutos, cuja despolpa gera o açaí, que pode ser consumido in natura, ou processado em sucos, pães, sorvetes e molhos. O Projeto é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, que dessa forma, colabora com a educação e sensibilização ambiental e com a conservação integrada dos recursos hídricos, solo e floresta, por meio de ações de recuperação de biomas e de seu uso sustentável.
Durante o evento, além das sementes disponíveis para dispersão na APA, serão distribuídas gratuitamente sementes e mudas da palmeira. Também haverá uma banca vendendo suco e polpa de açaí. Acompanhe o site, ou a página do Projeto no Facebook para obter informações futuras. Aos interessados em fazer voos de trike, pede-se contatar Alisson, pelo telefone (51) 8411-4879, ou ainda Volni, (51) 8027-8979, para voos duplos de paraglider. Ambos são integrantes do Anhagava Club de Voo Livre.
O quê: Chuva de Sementes de Juçara em voo livre
Data: 28/fevereiro
Local: Rampa Nordeste, APA Morro da Borússia, em Osório – RS
Hora: 13h.
Atenção: O horário de início da Chuva de Sementes mudou para 9h30 da manhã, devido às condições de ventos favoráveis neste período. À tarde ocorrerão somente voos de paraglider.
Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa
Jornalista MTB/RS: 15155
:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS
|