13/05/2015
Projeto Taramandahy - FASE II
Famílias atendidas pelo Projeto Taramandahy – Fase II têm Certificação orgânica garantida
Agricultores ecológicos do Grupo Vale do Maquiné, assessorados pelo Projeto Taramandahy – Fase II, receberam a visita da Comissão de Ética do Núcleo Litoral Solidário, ligado à Rede de Agroecologia Ecovida. A atividade é realizada anualmente e visa efetuar a verificação de conformidade orgânica das propriedades rurais.
No início de abril, a Comissão visitou as famílias de Adão Salvador de Souza, dos irmãos Luís Carlos e Paulo César da Silva, de Márcia Regina da Silva Carvalho Koenig e de Ironita Isoppo Bonho. Foi acompanhada pelo técnico de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) Evandro Moura, que trabalha pelo Centro de Tecnologias e Alternativas e Populares (CETAP) em parceria com a Ong Anama - Ação Nascente Maquiné.
A ATER da região responde à chamada pública do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), cuja construção foi feita em conjunto entre várias entidades, entre as quais, a Anama. Ao final das visitas, todos se reuniram para receber orientações sobre melhorias necessárias e efetivar a renovação da certificação do grupo.
As visitas de conformidade orgânica são ações inseridas no Sistema Participativo de Garantia (SPG), uma estrutura formada por produtores rurais e outros interessados, sendo composta pelos membros do grupo regional e do Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (OPAC).
Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa
Jornalista MTB/RS: 15155
:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS
|