25/05/2015
Projeto Taramandahy - FASE II
Inicia-se Programa de Educação Ambiental na Escola Técnica Rural de Osório
Em maio iniciaram os encontros de Programa de Educação Ambiental na Escola Rural de Osório (EEEM Ildefonso Simões Lopes), com as oficinas de organização e formação de Comissão do Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola e de Sustentabilidade. A atividade é desenvolvida pelo Projeto Taramandahy – Fase II, objetivando formar um coletivo de gestores ambientais, apoiar práticas sustentáveis e construir a Agenda 21, por meio de métodos que potencializam a autogestão participativa.
À frente do trabalho está a coordenadora pedagógica do Projeto, Valéria Bastos, bem como a técnica em Meio Ambiente, Janaína Soares e o biólogo especialista em agrossistemas Márcio Mortari.
O primeiro encontro, dia 6 de maio, iniciou com apresentação do coordenador do Projeto Taramandahy – Fase II, ecólogo Dilton de Castro, sobre a realidade da Bacia Hidrográfica do Tramandaí, situada no âmbito da Mata Atlântica e contemplada nas ações de gestão integrada dos recursos hídricos do Projeto. Soares localizou a escola no mapa da região, ressaltando a importância de sua proximidade com a Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Borússia. E mudas de espécies nativas cultivadas no viveiro foram distribuídas em uma dinâmica de apresentação e troca de experiências.
Nos dias 14 e 15 de maio, alunos dos cursos: Técnico em Meio Ambiente e em Agropecuária participaram das Oficinas de Sustentabilidade. Márcio Mortari orientou as práticas sustentáveis no espaço externo da escola, conduzindo um manejo de palmeiras-leque (Licuala grandis) e de pinus (Pinus elliottii), ambas plantas exóticas e invasoras. Em seu lugar, serão plantadas palmeiras juçara (Euterpe edulis). Foi construída uma sementeira para a juçara e uma cobertura com estrutura de bambu e folhas de palmeira-leque. Os alunos também produziram um canteiro para o cultivo de tubérculos. No intervalo da oficina, todos experimentaram o suco do açaí de juçara com banana e hortelã.
As atividades do Programa de Educação Ambiental na Escola visam ainda à implantação de iniciativas ecoeficientes. O Projeto Taramandahy – Fase II é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, que assim apoia iniciativas de educação ambiental, com foco no desenvolvimento humano, em seu preparo para o exercício da cidadania, enquanto futuro profissional que colabore com a preservação ambiental e com a reversão dos processos de degradação do meio ambiente.
>> VEJA A GALERIA DE IMAGENS COMPLETA
Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa
Jornalista MTB/RS: 15155
:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS
|