29/09/2015
Projeto Taramandahy - FASE II
Projeto Taramandahy – Fase II promove debate sobre boas práticas no processamento de juçara
Agricultores, técnicos ligados à agroecologia, estudantes e interessados estão convidados a participar da Oficina de Boas Práticas no Processamento de Juçara, a ser realizada dia 6 de outubro, nas dependências do Instituto Federal de Educação (IFRS) Campus Osório, entre 13h30 e 17h.
A atividade é realizada pelo Projeto Taramandahy – Fase II, concluindo um total de 16 oficinas temáticas em agricultura sustentável e adequação ambiental. Está centrada no objetivo de aprofundar os conhecimentos de agricultores e técnicos em torno das Boas Práticas de Produção, especificamente no processamento de polpa de frutas, com ênfase na polpa de açaí de juçara. O Projeto é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, colaborando com ações que fortaleçam modelos de produção e formação de redes solidárias, como a dos agricultores ecologistas atendidos pelo Taramandahy – Fase II.
Na oficina, serão apresentados os resultados de trabalho de conclusão do curso de Engenharia de Alimentos/UFRGS de Josué Schneider Martins. Durante seu estágio no Projeto, ele fez uma ponte entre o saber científico e o tradicional associado, ao analisar a qualidade microbiológica de polpas de açaí de juçara produzidas no Litoral Norte, por produtores inseridos na Rede Juçara.
Segundo a nutricionista e técnica do Taramandahy – Fase II, Mariana Ramos, haverá uma mesa de degustações de panificados desenvolvidos no IFRS e será abordado também sobre os sanitizantes usados no processamento, suas características e possíveis impactos na saúde humana e poluição ambiental. Entre as questões que orientam a oficina estão: a qualidade da polpa de açaí de juçara produzida no Litoral Norte do RS; os elementos que compõem a qualidade desta polpa; se as estruturas de processamento em que são produzidas as polpas estão dando conta de garantir sua qualidade microbiológica; e sobre alternativas mais adequadas de sanitizantes para a agroindústria familiar de base ecológica.
O quê: Oficina de Boas Práticas no Processamento de Juçara
Data: 6/outubro - Hora: 13h30 às 17h
Local: Miniauditório do IFRS – Osório (Instituto Federal do Rio Grande do Sul). End.: Rua Santos Dumont, 2127 - Albatroz, Osório/RS.
Evento gratuito
Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa
Jornalista MTB/RS: 15155
:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS
|