23/10/2015
Projeto Taramandahy - FASE II
4ª Caiacada do Projeto Taramandahy – Fase II destacou à importância da qualidade da água e do gerenciamento feito através dos Comitês de Bacia
Mesmo com a chuva no início da manhã de sábado, a 4ª Caiacada do Projeto Taramandahy – Fase II realizada dia 17 de outubro, atraiu praticantes e curiosos pelo esporte. Antes da largada, o turismólogo Tiago Lucas Correa, responsável pela organização do evento, ressaltou que as caiacadas promovidas pelo projeto contribuíram para um aumento da procura por esportes náuticos limpos e do turismo ecológico na região. Ele, que também é secretário executivo do Comitê Tramandaí, chamou a atenção para a importância de manter a qualidade da água e para práticas que contribuem com a sensibilização da população para necessidade de preservação ambiental.
O Taramandahy – Fase II é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental. Ao apoiar iniciativas como esta, o Programa contempla atividades complementares de gestão e conservação de recursos hídricos, solo e floresta e educação ambiental, que estejam integradas a uma visão sistêmica do meio ambiente.
O ecólogo Dilton de Castro, coordenador do Projeto e presidente do Comitê Tramandaí, lembrou que os diferentes usos da água, como abastecimento, agricultura, esportes, pesca, turismo e lazer, entre outros passam pela base do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, os Comitês de Bacia: “A água é um bem público. Nesse sentido, os conflitos relativos à água devem ser resolvidos num espaço público como o dos Comitês.”
A Caiacada ocorreu em Osório, município que concentra grande número de lagoas interligadas que fazem parte da Bacia do Rio Tramandaí. O trajeto de 5km foi percorrido em duas horas. Iniciou na Lagoa da Pinguela, costeou o campo de butiazais e entrou no canal artificial construído no século passado para transporte entre o Porto Lacustre de Osório e o restante das lagoas da Bacia. Entraram na Lagoa do Peixoto e finalizaram o percurso no Balneário Municipal.
A 4ª Caiacada encerrou as atividades de esporte náutico limpo, previstas pelo Projeto Taramandahy – Fase II. Contou com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, Doces Maquiné, Ceclimar/UFRGS, Expedições Jamboo, GVBS Maquiné e Endurance Ecco Caiaque.
Fotos: Anaiara Ventura (2), Dilton de Castro (1,3 e 5) e João Davila (4)
:: VEJA A GALERIA DE FOTOS COMPLETA
Anaiara Ventura - Assessoria de Imprensa
Jornalista MTB/RS: 15155
:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS
|