28/02/2018
M'byá Guaranis do Litoral Norte recebem apoio do
Projeto Taramandahy – Fase III
Projeto fornecerá apoio técnico e subsídios para realizar encontros de gestão territorial e ambiental, além de melhorias nas aldeias
Entre os dias 5 e 9 de março, o Projeto Taramandahy – Fase III apoiará a realização do 6º “Nhemboaty Mbya Kuery Yy E’ë Reguá” – Encontro sobre Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas M’byá Guarani no Litoral Norte. A aldeia Pindoty, do município de Riozinho, será a anfitriã deste evento, o qual contará com a parceria do Polo Base de Osório Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) para tratar um dos temas programados.
O Projeto ajudará este e mais cinco encontros, visando colaborar com os encaminhamentos da I Conferência Temática de Assistência Técnica e Extensão Rural M’byá Guarani do Território Rural do Litoral/RS, ocorrida em 2016, entre os quais está a realização dos encontros para a construção do “Plano de Vida M’byá Guarani”. Outro objetivo é cooperar com o diálogo e a articulação entre as aldeias, contribuir para a discussão da gestão territorial e ambiental de suas terras na região e para as estratégias de gestão da sociobiodiversidade.
Com relação aos temas deste encontro, ressalta-se que o Guarani não separa os diferentes aspectos da vida como a sociedade ocidental. Nesse sentido, a saúde é associada à natureza, que, por sua vez é associada à religiosidade, que é associada à agricultura, e assim por diante. Portanto, gestão territorial e ambiental, na concepção Guarani, é tudo isso.
Além do subsídio para as reuniões, o Projeto Taramandahy – Fase III promoverá a gestão dos recursos hídricos nas aldeias, através de mutirões e práticas agrícolas tradicionais Guarani, com propósito de fortalecer a segurança e soberania alimentar e nutricional. Para tanto, fornecerá apoio à produção sustentável de alimento nas aldeias do litoral, além de mudas arbóreas e sementes de espécies alimentícias tradicionais, as quais serão plantadas em sistemas agroflorestais, visando à recuperação de áreas degradadas, associada à produção de alimentos e quintais biodiversos.
O Projeto Taramandahy – Fase III é realizado pela Anama e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.
:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE CURSOS
|