10/05/2018
Curso gratuito de Viveirismo para Escolas recebe inscrições
Projeto Taramandahy – Fase III convida professores e funcionários de escolas a participar de formação em “Árvores da Mata Atlântica: possibilidades para a educação nas escolas”
Com o objetivo de qualificar a prática pedagógica de Educação Ambiental nas escolas, envolvendo a comunidade escolar em estratégias de preservação e cuidado com a Mata Atlântica, bioma que contempla a região da Bacia do Tramandaí, o Projeto Taramandahy – Fase III, executado pela Anama, realizará curso de 40 horas de viveirismo sobre a temática: “Árvores da Mata Atlântica: possibilidades para a educação nas escolas”. Dessa forma, o Projeto busca fomentar iniciativas de conservação, recuperação e uso sustentável de formações vegetais no bioma, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.
A formação é gratuita e terá início dia 18 de junho, sendo realizados encontros presenciais, saída à campo e atividades à distância. Professores e funcionários de escolas podem se inscrever até 8 de junho através do e-mail taramandahy@gmail.com, ou presencialmente no Centro de Referências Ambientais – Taramandahy (CRA), localizado na ERS 484, nº 780, Costa do Céu - Maquiné/RS. Estão sendo disponibilizadas 15 vagas, devendo os participantes apresentar documento da escola com liberação para participação.
Bioma Mata Atlântica e a produção de projetos pedagógicos
No curso serão abordadas questões sobre a relevância, as potencialidades e os desafios socioambientais da Mata Atlântica; as características e potencialidades das espécies arbóreas e a legislação ambiental referente. Também será fomentada a produção de projetos pedagógicos como ferramenta na prática educativa ambiental, além de serem realizadas atividades práticas de viveirismo no CRA e saídas à campo para identificação de espécies e coleta de sementes. As atividades à distância, via rede, serão tutoreadas e culminarão na apresentação de projetos.
Facilitadores
O curso contará com os ministrantes associados da Anama, Cláudia Luiz Schirmer e Luciano Matzenbacher Gutterres. Ela é bióloga, mestre em ecologia, professora estadual, educadora ambiental e assessora no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maquiné/RS. Ele é biólogo, especialista em gestão escolar, professor estadual e educador popular. Também contará com palestras de Dilton de Castro, ecólogo, mestre em geografia, permacultor e professor universitário e Rodrigo Gastal de Magalhães, biólogo, mestre em Botânica e Etnobotânica e permacultor. Ambos são, respectivamente: coordenador e assessor técnico do Projeto Taramandahy – Fase III. Outro palestrante será o agricultor Vomir Rech, que é funcionário do STR de Maquiné. Mais informações pelo telefone (51) 3628-1415.
:: LISTA GERAL DE NOTÍCIAS
|