01/04/2010
Mestre do Terno de Reis de Maquiné recebe Prêmio Culturas Populares 2009
O Mestre Renato Alves da Rosa, morador de Maquiné, foi contemplado com o Prêmio Culturas Populares 2009, edital que reconhece iniciativas exemplares que envolvam as expressões das culturas populares brasileiras. Seu Renato, como é mais conhecido, é o mestre da encenação do Terno de Reis que ocorre todos os anos na Farmacinha da Linha Solidão.
Assista vídeo no You Tube.
Os 195 prêmios, de R$ 10 mil cada, foram distribuídos entre 60 mestres e 135 integrantes de grupos/comunidades formais e informais de todo o País. O recurso, de acordo com a filha de Seu Renato, Lisiani da Rosa, será utilizado na tão esperada reforma da Farmacinha.
Uma Comissão de Seleção, composta por 32 membros - artistas, pesquisadores, técnicos e/ou dirigentes do Sistema MinC - reunida entre os dias 1º e 5 de dezembro de 2009, em Brasília, avaliou todas as propostas utilizando critérios de pontuação e avaliação de quesitos de acordo com cada categoria. O concurso, que teve investimentos de cerca de R$ 2 milhões do Ministério da Cultura, contou com um número recorde de inscritos: 2.833 iniciativas, sendo que 2.308 delas foram habilitadas.
A Anama, em parceria com o Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica [DESMA], contribui para a participação de Seu Renato no Prêmio.
Viva Seu Renato!!!
Viva a Solidão e o Terno de Reis!
Viva a Farmacinha!
Viva Maquiné!
Por André de Oliveira / Coletivo Catarse
Com informações do Ministério da Cultura.
:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS
|