01/04/2010
Primeiras sementes de árvores nativas germinam no viveiro
Araçá, tanheiro, cutia e tarumã branco: as sementes dessas plantas, coletadas durante o verão, começaram a germinar no viveiro que a Anama utilizará para preparar as mudas que servirão ao reflorestamento de áreas degradadas da sub-bacia do rio Maquiné. Durante o mês de março, a reforma do espaço cedido pela Fepagro ao projeto Recuperação de Áreas Degradadas na sub-bacia do rio Maquiné, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental avançou, com a colocação do sombrite e a montagem da estufa. Essa etapa está quase finalizada.
No detalhe: tanheiro [Alchornea triplinervea]
Estagiários
O convênio com a Escola Técnica Rural e de Meio Ambiente de Osório foi formalizado. Os estagiários iniciam suas atividades em abril, que consistirão nas lidas de rotina do viveiro, desde a coleta de sementes nos matos da região, sua identificação, até o plantio em campo, passando pelos cuidados diários. Também terão oportunidade de acompanhar a criação racional de abelhas nativas e as ações para desassoreamento do rio. "Esse convênio reflete uma preocupação da Anama no que diz respeito ao valor da educação e ação local/regional", garante o coordenador do projeto Dilton de Castro.
Vídeo
Também foram produzidas as primeiras imagens para o documentário previsto no projeto, com entrevistas de agricultores atingidos pela degradação ao longo do rio Maquiné. O registro é do Coletivo Catarse, cooperativa de comunicação contratada pela Anama.
Por André de Oliveira / Coletivo Catarse
Fotos: Dilton de Castro
:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS
|